terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quem Era Ele ?

filho de Marco Antônio Crético e Júlia Antônia, foi um dos mais célebres militares e políticos romanos.
Fez uma brilhante carreira militar em campanhas na Palestina e no Egito, entre 57e 54 a.C. Tornou-se depois um dos principais auxiliares de Júlio César, com quem era aparentado pelo lado materno, e ajudou-o na conquista da Gália. Em 51 a.C. foi designado questor, cargo de administração financeira que lhe garantiu um lugar no Senado. Em 49 a.C., ano em que se deflagrou a guerra civil entre os partidários de Pompeu e César, António tornou-se tribuno do povo, com a função de defender os plebeus da ação arbitrária dos magistrados.
Casou-se com Fúlvia, de quem teve dois filhos, mas esta se meteu em conflitos políticos e acabou sendo exilada, morrendo no ano 40 a.C.
Marco António ficou famoso na sua oratória perante o corpo de Júlio César - assassinado em 44 a.C., quando tratou de atrair a ira popular contra os assassinos, Bruto e Cássio, mas teve de enfrentar a oposição do grande orador Cícero, que pedia sua condenação à morte.
Seu principal rival foi Octávio (posteriormente chamado de Augusto), sobrinho-neto e filho adotivo de César, que o derrotou em Modena, marchou sobre Roma e assumiu o poder. Reconciliados em 43 a.C., António casou-se com Otávia irmã de Octávio. Junto com Lépido, formaram o segundo triunvirat Romano no qual Octávio ficou com o Ocidente, Marco António ficou com Oriente e Lépido com a África. O triunvirato teve pouca duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário